MONOCAPA

                   REVESTIMENTO PROJETADO

 

O conceito de monocapa teve início na Europa por volta dos anos 70 e veio para inovar o processo tradicional da construção, com o objetivo de racionalizar o processo construtivo e reduzir etapas e volume de materiais aplicados. No ano 2000 chegou ao Brasil onde desde então tem ganhado grande espaço no mercado, aliado com o crescimento das construções em alvenaria estrutural (construções em bloco).


A monocapa é um tipo de argamassa decorativa para fachadas e paredes.
Além de oferecer funções de proteção e decoração em um único produto, também diminui o custo final e a duração da obra. Pode ser utilizada como argamassa para ser aplicada diretamente sobre a alvenaria tendo inúmeras utilizações com bons resultados e efeitos originais.


A  monocapa reduz as etapas e os custos do sistema de construção tradicional, pois elimina o método de multicamadas (chapisco, emboço, reboco e pintura). Este novo sistema poupa estas etapas tradicionais dando velocidade ao canteiro de obra, resultando em alta produtividade e eficiência nos revestimentos.

Em Londrina, a Tintas Puracor, visando se antecipar ao futuro e aplicar novas tecnologias ao mercado da construção civil é a pioneira na produção do produto.
Além de produzir toda a linha de tintas para construção civil e indústria, desde 2004 a Puracor investe não só na produção de monocapa, mas também treina profissionais para a aplicação do produto e difundi esta inovadora solução entre engenheiros, arquitetos e construtores.


Segundo Daniel Castanho , diretor da Tintas Puracor, “O acabamento proporcionado pela monocapa pode ser liso ou projetado, de acordo com a opção feita pelo cliente. Este acabamento valoriza muito a obra devido a exclusividade que só  o produto oferece. Além do revestimento de fachadas, a monocapa  ainda pode ser utilizada para efeito decorativo, sobre paredes rebocadas ou não, internas ou externas”, esclarece.


As arquitetas Fabiana Feijó e Paula Laguna foram contratadas para um projeto de uma reforma em uma residência onde o desafio era encontrar uma solução rápida, econômica e bela.
O projeto tinha como objetivo aumentar a área e transformar a fachada sem deixar de levar em consideração suas limitações, pois a casa foi construída em alvenaria estrutural.
Segunda as arquitetas, “A solução encontrada foi utilizar como acabamento externo a monocapa, que resultou em um custo reduzido, já que seu uso dispensa processos anteriores como (chapisco, emboço e reboco). No corpo da casa foi utilizada a monocapa com acabamento liso e nos muros com  acabamento projetado”, afirmam.